Encontro de Família

O que é?

Grupo destinado aos familiares dos usuários do CAPS. Tem como objetivos a troca de experiências; relato das angustias, dificuldades e superações; discussões sobre tratamento e orientações gerais.  Este grupo é aberto, mensal e com duração de 1 hora e 30 min. 

Inicialmente os encontros eram semanais e coordenados por mim (psicóloga) e assistente social, porém, devido pouca participação dos familiares, fizemos uma pesquisa com estes que decidiram, a grande maioria, diminuir a frequência do grupo. Além disso, puderam escolher, entre várias possibilidades, o dia da semana e horário das reuniões. O grupo passou a ser coordenado por mim e, quando possível algum outro profissional participa. Com a adaptação dos horários a presença da família aumentou, contudo continuamos na busca de alternativas para maior participação familiar: Contatos telefônicos, visitas domiciliares, atendimentos individuais, alteração do contrato terapêutico, entre outras estratégias estão sendo utilizadas.

2 ideias sobre “Encontro de Família

  1. Bom dia, Minha irma tem um filho com 21 anos e ha pouco foi diagnosticado com esquizofrenia, ela e o marido estão muito perdidos sem saber muito bem como tratar e como lidar com essa situação. O psiquiatra tem feito o papel dele indicando os medicamentos. Eu acredito que eles precisam trocar experiencias com outros pais e familiares e profissionais que os auxiliam no tratamento. Eu vejo que a familia inteira está muito doente. Estou buscando orientação para informa-los e se possivel encaminha-los.

    • Olá Sandra. Recomendo que sua irmã e seu sobrinho procurem um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, mais próximo. Lá, além do serviço de psiquiatria, há outros profissionais que poderão ajudar os dois. São nestes locais também que são realizados Grupos para os familiares.
      Também recomendo o livro “Entre a razão e a ilusão: desmistificando a esquizofrenia”. É um texto de leitura fácil e explica tudo o que acontece com a pessoa que desenvolve a doença e a família.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *