Expressando Sentimentos

Este grupo tem por objetivos principais proporcionar um espaço acolhedor em que os usuários sintam-se motivados a expressarem seus sentimentos e encorajados a compartilharem suas preocupações. Discutem-se temas como raiva, felicidade/tristeza, luto/saudade, medo, sonhos, através de dinâmicas, brincadeiras, música, textos, desenhos e diversas outras atividades.

É um grupo do tipo semi-aberto (só entra novos participantes na medida que outros saem devido alta ou desistência). Frequência é semanal com duração de 1 hora, com participação de 10 a 12 pessoas com diagnósticos de esquizofrenia (maioria) e outros transtornos mentais graves. Além da participação neste grupo elas são acompanhadas por atendimento individual psiquiátrico, algumas em atendimento psicoterápico e a grande maioria participa também de outros grupos. Aqueles mais comprometidos (falta ou pouco suporte familiar, maior isolamento e dependência, entre outros fatores) frequentam o CAPS diariamente sendo incluídos na maior parte das atividades realizadas, como os grupo e oficinas.

O grupo é realizado nas segundas feiras, assim sempre é iniciado com um espaço para relatos de como foi o final de semana (no qual o CAPS não é aberto) e de como estão. *Desenvolve-se o encontro através de um tema sorteado por eles no último grupo realizado. Finalizamos com a organização da sala por todos, sorteio do próximo tema e um lanche no refeitório.

*Este “desenvolvimento” dos encontros será frequentemente postado no site. Lembrando que são relatos de experiências, sujeito a erros e discussão.

_________________________________________________________________________

Relatos Grupo Expressando Sentimentos:

Uma ideia sobre “Expressando Sentimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *